Portugal, que disputou grande parte dos seus jogos em Genebra, no Stade de Geneve, era o atual vice-campeão do torneio e contava com Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. A seleção portuguesa, no entanto, acabou sendo eliminada nas quartas-de-final para a Alemanha. No banco, a liderança e a estrela do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo em 2002 pelo Brasil e que anunciou, durante a Eurocopa, a sua saída da seleção de Portugal.
Pelo Grupo B, a grande sensação era a Alemanha. Atual terceira colocada na Copa do Mundo, a seleção alemã, maior vencedora do campeonato com três títulos, jogou suas partidas nas cidades de Klagenfurt, no estádio Worthersee e em Viena, no estádio Ernst Happel.

O grupo da morte foi, sem dúvida, o Grupo C. A chave contou com três seleções que já conquistaram a Eurocopa: a Holanda em 1988, a Itália em 1968 e a França em 1984 e 2000. Além disso, franceses e italianos se enfrentaram na última final da Copa do Mundo, vencida nos pênaltis pela Azzurra. As partidas foram realizadas nas cidades de Zurique e Berna, nos estádios Letzigrund e Stade de Suisse, respectivamente.
Os principais destaques individuais ficaram por conta de Robben, Nistelrooy e Sneijder, os merengues da seleção holandesa, que juntos levaram o Real Madrid ao título espanhol; Ribery, Henry e Trezeguet, atuais vice-campeões mundiais e comandantes do ataque francês; Buffon e Cannavaro, que formam a sólida base da defesa italiana, além de Luca Toni, artilheiro do Campeonato Alemão.
As três seleções do Grupo C estavam entre as grandes favoritas para levar o título da Eurocopa, mas ... nenhuma delas levou.
A última chave do torneio tinha como favorita a poderosa Espanha, que jogou um excelente futebol e ficou com o título da competição. A Fúria, assim como o resto do grupo, jogou suas partidas nos estádios Tivoli Neu e Wals Siezenheim, situados nas cidades de Innsbruck e Salzburgo, na Áustria. A seleção espanhola teve como principal arma o poder ofensivo de David Villa e Fernando Torres, artilheiros do Valencia e Liverpool, respectivamente.
Na defesa, os destaques ficaram por conta do grande goleiro Iker Casillas e do raçudo Puyol, que deixaram para trás a fama de equipe que amarela nos momentos difíceis que a Espanha carrega há algum tempo. Além disso, a grande campeã contou também com a força do meio-campista, Xavi Hernandez, eleito pela UEFA como o melhor jogador da competição.

A Eurocopa acabou, a Espanha levou o tpitulo mas quem ganhou somos nozes!
Musas da Eurocopa aqui.
Um comentário:
oi, eu estava passeando aqui pelo seu blog e estou deixando um comentário só pra marcar presença rs!!!
Gostei muito do seu blog!!!
Postar um comentário