terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Kiss

O Kiss foi formado em Nova York em 1973. Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos muito elaborados e até exagerados que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e muito mais. As vendas da banda excedem os 100 milhões no mundo inteiro.

Foi um dos maiores impactos culturais da década de 1970, valendo-se de roupas, e sobretudo, maquiagens nunca antes vistos, e que marcariam a história da música. Seus dois fundadores são Gene Simmons (Baixo e Vocal) e Paul Stanley (Guitarra Rítmica e Vocal), que ficaram frustrados com o fim de uma banda que formaram, chamada Wicked Lester. Depois do fim desse grupo, Paul Stanley e Gene Simmons decidiramm criar uma nova banda para ser um super grupo e para isso colocaram anúncios e em jornais e revistas para achar novos músicos. A um destes anúncios respondeu o baterista Peter Criss para fazer o teste como o rapaz estava bem vestido, e pergunta: "Se num show a gente lhe pedir para ir fantasiado de mulher, você vai?", com uma resposta afirmativa ele entra na banda. E precisavam de mais um integrante e para a banda. no dia do teste aparece um rapaz que chega cortando fila, e vestido de forma estranha, com um tênis de cada cor, calça rasgada. Gene até achou que era um mendigo não fosse ele estar segurando uma guitarra. E o alertaram que ele não podia cortar fila e ele se dirigiu ao final da fila, mas quando chegou a sua vez, ele impressionou a todos e assegurou um lugar na banda seu nome era Ace Frehley.

Faltava um nome, escolheram o nome inspirado num concurso de Nova Iorque, Kiss. E se inspiraram na banda New York Dolls e no rock-horror show de Alice Cooper para definir a atitude e figurino da banda. A maquiagem foi definida se baseando em elementos referentes a verdadeira personalidade de cada um. Gene Simmons adora filme de terror e assumiu uma maquiagem que o deixaria com cara de mal. Paul pintou uma estrela em seu olho direito pois sonhava em ser um astro do rock. Ace concebeu sua maquiagem baseada no espaço sideral e numa estética futurista por ser uma pessoa "aérea" e dispersa. Por adorar felinos, Peter adotou uma imagem de homem-gato, acredita ainda que tenha sido um gato em outras encarnações.

Eles assumiram essa personalidade como sendo essencial para o sucesso do grupo, escondendo assim por anos a fio a verdadeira identidade de seus músicos. Para definir o figurino da banda, mesclaram elementos de super-heróis em quadrinhos com personagens do teatro japonês. Usando botas com saltos enormes que davam um ar de super heróis titânicos ao grupo e se tornariam então: "The Starchild" (Paul Stanley), "The Demon" (Gene Simmons), "Space Man" (Ace Frehley) e "The Catman" (Peter Criss).

Uma coisa que se tornou um ícone da banda é a língua de Gene Simmons e para os shows efeitos especiais sonoros, de luzes e fumaça aliados a velas acesas e um imenso letreiro luminoso contendo o logótipo da banda. Em 1973, na cidade de Nova Iorque aconteceria o primeiro show de grande porte do Kiss. Para tanto, eles contrataram a popular banda Brats para abrir o show e mandaram convites a imprensa em nome do Kiss e como já não bastasse, mesmo endividados até o último fio de cabelo, alugaram uma limusine para chegar ao local do show em grande estilo. Tudo isso para tentar passar ao público e a imprensa a imagem de que o Kiss já era uma banda famosa. Continuaram fazendo concertos pelas noites de Nova Iorque, tocando músicas próprias, quando em 1973 foram descobertos por Bil Aucoin e no mesmo ano assinaram contrato com a recém-inaugurada Casablanca Records.

Durante os shows várias características ficariam marcadas, como as danças sensuais, pulos balançar dos longos cabelos. O Kiss era uma banda destinada apenas em divertir as pessoas, falavam de amor, sexo, festa e rock'n roll em suas músicas mas mesmo assim adotariam atitudes que serviam de contestação como quebrar instrumentos e balançar a cabeça, coisas já feitas por outras artistas. Mas a banda também criou atitudes que se tornaram as mais esperadas durante os shows. Além de movimentar vorazmente a sua língua para provocar o público, Gene Simmons praticaria números de cospe-fogo e cospe-sangue e voa no meio dos shows.


1977 - Hotter Than Hell


Segundo álbum da banda, lançado em 22 de Outubro de 1974.

O álbum trás uma música escrita antes deles formarem o Kiss como "Goin' Blind", uma músicas gravada numa demo antes do primeiro álbum "Let Me Go, Rock 'N' Roll", como Ace Frehley não cantava na época as músicas que ele compôs foram cantadas por Gene Simmons ("Parasite") e Peter Criss ("Strange Ways").

A capa do álbum trás os mebros em forma de manga japones, na frente tem os membros e o nome do álbum e tem também ideogramas em japones que significam "poder" e que aparecem também na contra-capa uma foto de Paul Stanley fazendo sexo ao luar com uma prostituta, outra de Peter Criss também realizando a mesma ação e de Gene Simmons com uma taça de vinho, inferindo um banquete.



1976 - Destroyer


Destroyer é o quinto álbum da banda de hard rock, Kiss. Lançado em 1976, teve como produtor Bob Erzin.

É o segundo álbum consecutivo do Kiss que alcançou Top 20 no Estados Unidos. Ganhou disco de platina pela RIAA em 22 de Abril de 1976. Este álbum é considerado um dos melhores do Kiss.

Depois do estrondoso sucesso do Alive! o Kiss queria fazer um álbum que mostrasse que a banda tinha vindo para ficar. Para isso chamaram Bob Ezrin que ja tinha trabalhado com Alice Cooper, Bob Ezrin adicinou varios efeitos de som no álbum como vozes de crianças ("God of Thunder"), coros ("Great Expectations"), orquestras ("Beth"), as orquestrações ficaram a cargo da Orquestra Sinfônica-Filarmônica de Nova Iorque. O susseco de "Alive!" e "Destroyer" levaram o Kiss a primeira turnê na Europa.



1984 - Animalize


O 12º álbum deu continuidade ao ressurgimento comercial do Kiss que começou com o Lick It Up e foi certificado com disco duplo de platina pela RIAA em dezembro de 1984, é o álbum mais vendido desde Alive II em 1977, e é o único álbum de Mark St. John que substituiu Vinnie Vincent no Kiss, já que ele teve que abandonar a banda por causa de doença nas mãos.




1988 - Smashes, Trashers and Hits


Smashes, Thrashes & Hits é uma coletânea da banda. Esta coletânea traz duas músicas novas: Let's Put The X In Sex e (You Make Me) Rock Hard além de trazer uma versão de Beth cantada por Eric Carr.

As novas músicas "Let's Put The X In Sex" e "(You Make Me) Rock Hard" seguiam o estilo glam metal de Crazy Nights e os vídeoclipes delas tiveram uma exibição moderada no MTV. Já "Beth" está mesma coisa só muda que Eric Carr canta e não Peter Criss.




2003 - Alive IV


Kiss Symphony: Alive IV é um álbum duplo gravado ao vivo junto com a Orquestra Sinfónica de Melbourne, gravado em Telstra Dome, Melbourne, Austrália. Os arranjos foram feitos por David Campbell, maestro da orquestra.

O álbum foi divido em atos no Ato 1 o Kiss toca 6 músicas normalmente, no Ato 2 o Kiss toca com uma parte da orquestra 5 músicas em formato acústico, Ato 3 o Kiss toca as outras músicas com a orquestra completa.

A edição singles tem uma música "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?", a música foi gravada para o tributo aos Ramones: We're A Happy Family, junto com o saxofonista que trabalhou com o Pink Floyd nos remotos anos 70, Scott Paige e Derek Sherinian nos teclados.

Os membros da orquestra sinfõnica de Melbourne que acompanharam o Kiss no show estavam todos com as maquiagens iguais a do Kiss.

CD1:
CD2:
Curiosidades:
  • Antes de integrar o Kiss, Gene Simmons foi professor de inglês.
  • Eric Carr, o segundo baterista a assumir as baquetas do Kiss, e Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, faleceram exatamente no mesmo dia, 24 de Novembro de 1991.
  • Gene Simmons afirma ja ter feito sexo com mais de 4 mil mulheres.
  • A demos de Gene Simmons para o álbum Love Gun foram gravadas com Eddie Van Halen e Alex Van Halen na guitarra e bateria.
  • O nome Kiss foi escolhido enquanto eles andavam por Manhattan. Também foram cogitados os nomes Fuck e Albatross.
  • Ace Frehley costuma dar um susto nas camareiras dos hotéis por onde se hospeda. Ele tem mania de revirar todos os móveis e deixar de pernas para o ar antes de ir embora. Diz a lenda que Ace certa vez colou todos os móveis de seu quarto de hotel no teto.
  • Em uma pesquisa realizada pelo "Instituto Gallup" no ano de 1977, mostrou que o Kiss era a banda mais popular dos EUA na época.
  • O primeiro número da revista em quadrinhos do Kiss lançada pela Marvel nos anos 70 foi impresso com sangue dos membros da banda. Os quatro retiraram amostras de seu sangue, que foi misturado à tinta de impressão. O sangue chegou à gráfica dentro de um carro blindado.
  • O último concerto do Kiss sem maquiagem foi no Brasil, em 1983, no Morumbi.
  • Antes de ficar famoso e rico no Kiss, Ace Frehley foi taxista, carteiro, vendedor de uma loja de bebidas, motorista de caminhão e traficante de drogas. Participava de uma gang que também incluia Blackie Lawless que viria a formar a banda W.A.S.P..
  • Gene Simmons vem de uma familia de judeus, inclusive o pai dele morreu em um campo de concentração nazista, seu nome verdadeiro é Chaim Witz, depois ele mudou para Eugene Klein.
Vídeo: Do you remmember Rock and roll radio?



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: